fbpx

Blog Monteiro

2020: Melhor momento para comprar um imóvel

Publicado em: 09/03/2020

Quando um ano começa, o mercado estabelece suas perspectivas para os próximos meses. No mercado imobiliário, não é diferente. Nos últimos anos, esse segmento passou por diversas dificuldades, devido à crise econômica mundial, mas vem se recuperando. As previsões para imóveis em 2020 são bastante otimistas, tornando este momento ideal para quem deseja investir.

A crise econômica mundial impactou também o mercado imobiliário, especialmente entre 2016 e 2017. Com isso, as vendas diminuíram, assim como a valorização do metro quadrado. No entanto, a partir de 2019, o setor foi melhorando aos poucos, impulsionado pelo cenário internacional e também por queda de juros no Brasil.

A influência das taxas de banco

A diminuição dos juros também está influenciando a recuperação do mercado imobiliário. Afinal, as pessoas preferem investir quando as tarifas estão baixas. Uma delas foi a taxa Selic que, recentemente foi reduzida para 4,25%, menor percentual da tarifa na história.

Além disso, bancos públicos e privados no Brasil lançaram ou ampliaram linhas de créditos com juros menores. Foi o caso da Caixa, que anunciou, em outubro de 2019, uma redução nos juros para financiamento imobiliário, nas linhas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação) e SFI (Sistema Financeiro Imobiliário).

Outro exemplo é o crédito imobiliário semelhante à faixa 3 do Minha Casa Minha Vida, que está sendo experimentado por bancos privados. O Bradesco e Itaú Unibanco estão experimentando financiamento para pessoa física e incorporadoras.

A taxa Selic, uma das que mais influencia o consumo, teve uma queda em 2019, estimulando as vendas. Além disso, linhas de crédito em diversos bancos estão proporcionando investir em imóveis com mais facilidade. A Instituições financeiras privadas, como o Itaú Unibanco e Bradesco, estão testando financiamento para pessoa física e incorporadoras.

Boas projeções

Com a recuperação do mercado e redução dos juros, os especialistas do setor imobiliário estabeleceram, com base em estudos e cálculos, projeções otimistas para 2020 e 2021. A tendência é que, mesmo estando mais barato investir em imóveis agora, o valor do metro quadrado venha a aumentar. Sendo assim, comprar uma casa ou apartamento este ano, desde que tenha boa estrutura e localização, é garantia de bons lucros no futuro.

Benefícios de investir em um imóvel

Como você pode perceber, este é um excelente momento para comprar um imóvel. Mas, quais os benefícios que esse investimento traz? A segurança é o primeiro benefício de quem vai investir em imóveis. A razão disso é que a moradia é um bem essencial, então mesmo em momentos de crise as pessoas irão comprar ou alugar casas ou apartamentos. Além disso, ainda há os prédios comerciais e empresariais, procurados por empresas diversas.

Investir em imóveis traz também a estabilidade financeira, já que é um tipo de investimento com garantias de bons lucros. Como você pode perceber, agora que o mercado imobiliário está se recuperando, é um ótimo momento para quem deseja comprar um imóvel com juros baixos e grande possibilidade de valorização futura.