fbpx

Blog Monteiro

5 dicas para fazer um jardim na varanda

Publicado em: 29/11/2018

Ter plantas em casa deixa tudo mais leve e bonito, e quem disse que é preciso ter muito espaço para isso? Quem mora em apartamento pode fazer um jardim na varanda.

Além de valorizar a decoração do lar, ter um cantinho verde transforma o ambiente em um lugar especial para conversar ou relaxar. Mas antes de sair enchendo o local com plantas, é preciso tomar alguns cuidados e ter criatividade para aproveitar o espaço. Vamos ficar por dentro de algumas dicas?

 

1.  Fique atento ao sol e ao vento

Levar em conta a incidência de sol e a quantidade de vento que entra em sua varanda é fundamental antes de escolher as plantas para o jardim.

Apartamentos em andares mais altos, por exemplo, recebem maior incidência solar, logo, favorecem espécies que adoram o clima ensolarado, como frutíferas. O vento também é mais forte, por isso, evite plantas com o caule fino. Algumas indicações: romã, pitanga, espada-de-são-jorge e cactos.  

Já os apartamentos que ficam nos andares mais baixos são ótimos para plantas que se desenvolvem à meia sombra, como o lírio da paz, antúrio e violeta.

 

2. Leve em conta os cuidados necessários

Algumas plantas demandam mais cuidado do que outras. Se a sua rotina é corrida e você não tem muito tempo livre, prefira espécies que não precisam de tanta atenção.

Espada-de-são-jorge e pata-de-elefante, por exemplo, são super resistentes a estiagens e não necessitam de muita água. Já a jibóia e zamiocúcas também são indicadas, elas só precisam de água, no máximo duas vezes por semana, e um pouco de luz.

 

3. Aproveite o espaço

Meça o tamanho da varanda e planeje bem antes de escolher os móveis e a disposição dos vasos. Com isso, você vai poder aproveitar melhor o cômodo, tanto para inserir mais plantas e objetos de decoração, quanto para incluir móveis.

Para fazer a disposição das plantas, os jardins verticais são ótimos para espaços pequenos. Neles, os vasos ficam apoiados em painéis geralmente feitos de madeira, aproveitando toda a região da parede, de cima a baixo.

Até a tela de proteção pode ser utilizada para dispor plantas. As trepadeiras deixam o ambiente bonito e ainda proporcionam mais privacidade. Você só precisa tomar cuidado para a varanda não ficar muito quente.

 

4. Aposte em móveis confortáveis

O jardim na varanda pode ser um lugar para relaxar e até fazer refeições ou conversar com os amigos. Dependendo da quantidade de espaço disponível, você pode acrescentar cadeiras ou um sofá de vime. Para deixar o cômodo ainda mais aconchegante, assentos suspensos no teto dão a sensação de liberdade, combinando perfeitamente com o clima de paz que as plantas transmitem.

 

5. Abuse dos objetos de decoração

Objetos de decoração dão o toque final de personalidade ao ambiente. Para que a varanda fique com a sua cara, defina um estilo que mais combina com você e baseie-se nele.

Não existe um tamanho ideal para os objetos; eles podem ficar no chão, suspensos no teto ou sobre os móveis. Quanto às cores, para harmonizar o visual, você pode escolher bases em tons neutros e utilizar pontos coloridos, como almofadas e bibelôs.

Viu como é simples fazer um jardim na varanda? Seguindo essas dicas, você pode ter um cantinho verde em casa. O resultado é um lar com o aconchego e calma que a natureza proporciona.