fbpx

Blog Monteiro

Como organizar a sua casa para o home office

Publicado em: 23/05/2020

Com a situação do coronavírus (Covid-19), muitas pessoas passaram a trabalhar em casa. Antes da pandemia, o home office já estava se popularizando e, mesmo depois da reclusão social, promete se estabelecer pelos próximos anos. Apesar da praticidade e conforto, ser produtivo longe do escritório demanda planejamento e alguns cuidados com o ambiente.

Para manter a concentração e a qualidade no trabalho, é preciso ter organização e tornar o local de trabalho o mais agradável e funcional possível. Separamos algumas dicas para aprimorar o seu home office.

Organize o ambiente

Em primeiro lugar, separe um cômodo para trabalhar. Como você vai precisar de concentração, é importante que o espaço seja o mais silencioso e arejado possível. Durante o dia, se possível, aproveite a luz natural. Além de trazer economia e sustentabilidade, a iluminação natural faz bem para a saúde física e mental.

Outro fator que merece bastante atenção é a ergonomia, que envolve as condições gerais do ambiente. Além de escolher um cômodo arejado e silencioso, para não prejudicar a sua coluna, opte por trabalhar em uma cadeira e mesa confortáveis e que lhe ajude a manter a postura. Essas questões evitam problemas de coluna, visão e aumento do estresse, auxiliando a produtividade.

Estabeleça horários

Para entregar as suas atividades nos prazos e evitar ficar até tarde trabalhando: estabeleça horários e cumpra-os. O ideal é trabalhar no mesmo horário que você cumpria na empresa, incluindo as pausas para almoço ou para relaxar. Se você tiver dificuldades para isso, pode contar com a ajuda de despertadores e aplicativos que ajudam na organização, como o Evernote.

Prepare-se como se estivesse indo trabalhar fora. Levante-se, tome banho, capriche no café da manhã e, se tiver tempo, faça um exercício simples ou leia um livro. Assim, você vai começar o expediente muito mais motivado.

Para manter a saúde em dia, também existem apps que emitem lembretes sobre beber água, como o Drink Water Reminder, ajudando os usuários a permanecerem hidratados. Existe também o Stand Up! que avisa quando é hora de levantar um pouco e esticar o corpo.

Elimine distrações

Uma das principais dificuldades de trabalhar de casa são as distrações. Surge aquela vontade de ver uma série ou de ficar conversando em alguma rede social, sem ter ninguém para supervisionar. Por mais que a ideia seja se distrair por apenas alguns minutos, isso pode prejudicar a sua produção e te fazer acumular serviço.

Desligue as notificações do celular e trabalhe longe da TV. Para o trabalho, utilize um navegador diferente do que você usa para uso pessoal e não entre nas suas redes sociais pessoais. Separe também uma pasta no computador exclusiva para salvar os arquivos referentes à empresa.

Conte com ajuda da música

Tem algum estilo de música que faz você ficar tranquilo e focado?Que tal criar uma playlist e ouvir durante o trabalho? Se você não tem nenhuma canção que cause esse efeito, pode pesquisar por listas específicas nas plataformas de streaming. Se você pesquisar, por exemplo, “Focus” no Spotify, vai encontrar uma série de recomendações.

Trabalhar de home office pode parecer complicado no começo, principalmente quando está passando por isso pela primeira vez. No entanto, com um ambiente organizado e planejamento pessoal, você vai tirar de letra e se adaptar muito bem.

Como está sendo o seu home office? Conta pra gente nos comentários!