fbpx

Blog Monteiro

Comprar o imóvel na planta ou pronto para morar?

Publicado em: 10/10/2020

Decidir comprar um imóvel é a realização de um sonho, mas também não é uma tarefa fácil, já que a tomada dessa decisão pode implicar em alguns questionamentos. Como, por exemplo, em que bairro morar? Mais espaço ou mais opções de lazer? Na planta ou pronto para morar? Bem, é justamente sobre essa última questão que vamos te ajudar a pesar as vantagens e desvantagens, para que assim você decida qual a melhor opção para a sua família.

Imóvel na planta

Vantagens

Uma das vantagens de comprar um imóvel na planta é começar a pagar antes, assim quando você receber as chaves para morar, o valor do financiamento estará bem menor. Além de que, se você tiver dinheiro guardado, poderá também conseguir negociar descontos com o corretor.

Outra vantagem é que, por ainda estar na planta, a documentação tende a ser mais fácil, visto que a assinatura do contrato ainda é uma promessa de compra e venda. Como o imóvel ainda não foi habitado por ninguém, não envolve cartório ou outros terceiros. Além de que, o imóvel na planta tende a ser mais barato que quando pronto, visto que após serem entregues, os empreendimentos costumam valorizar cerca de 20% a 40%.

Desvantagens

Uma desvantagem é que você terá que esperar o imóvel ficar pronto, o que geralmente dura de 30 a 36 meses. Se o seu planejamento de mudança for a longo prazo, isso acaba não sendo uma desvantagem. Além disso, como estamos tratando de uma promessa de compra e venda, há um risco do imóvel não ser entregue, por isso a importância de checar quem é a construtora e a sua trajetória e histórico na cidade. Isso faz toda diferença para saber se eu imóvel realmente será entregue.

Imóvel Pronto

Vantagens

Uma das vantagens mais citadas é de mudança quase que imediata para o imóvel. O número de documentação exigida para esse tipo de negociação é grande, porém cada documentação pedida é um passo a mais para o imóvel ser seu. Outro ponto importante é que ao visitar o imóvel pronto para morar, você já tem a dimensão do espaço e pode iniciar os planejamentos de reformas.

Desvantagens

Uma das exigências vistas como desvantagens, é que o financiamento pronto para morar exige que o comprador pague de 30% a 40% do valor total da compra, o que significa que você só poderá comprar se já estiver com boa parte do valor do imóvel disponível.

Conseguiu tirar suas dúvidas de qual a melhor opção para você financiar sua casa própria? Qualquer coisa, você pode entrar em contato com a Construtora Monteiro para tirar mais dúvidas e poder, enfim, realizar seu sonho do primeiro ou novo empreendimento.