fbpx

Blog Monteiro

Comprar ou alugar um imóvel? Saiba o que mais vale a pena

Publicado em: 27/07/2020

Há um tempo, quando as pessoas se questionavam se deveriam comprar ou alugar um imóvel, a segunda opção era a resposta mais comum. Isso porque o mercado imobiliário estava enfrentando uma crise que aumentou juros e valores. Principalmente entre 2015 e 2016, as vendas tiveram uma queda, mas, de uns tempos para cá, o setor vem se recuperando.

Desde 2018, o mercado imobiliário está voltando a crescer, devido à queda nos juros e financiamentos. Portanto, trata-se de um excelente período para quem deseja investir em imóveis. No momento, a taxa Selic está em 2,25%, favorecendo o setor. Para te ajudar a escolher entre comprar ou alugar um imóvel, vamos falar sobre isso.

Alugar ou comprar: eis a questão

Depois de fazer um panorama de como o setor imobiliário se comportou nos últimos anos, vamos à resposta do questionamento sobre alugar ou comprar. O primeiro passo é enxergar o seu propósito com relação aos imóveis: pretende morar, deseja investir com segurança

Se deseja uma casa ou apartamento para morar, mas ainda não tem planos a longo prazo, alugar enquanto pensa sobre suas prioridades é uma boa opção. No entanto, se deseja investir com segurança e possibilidade de altos lucros, comprar é uma excelente escolha.

Vantagens de comprar um imóvel

Juros baixos

Selic é uma taxa básica de juros que favorece bastante o consumo. A tarifa está no menor nível de sua história, aos 2,25%. Além disso, bancos públicos ou privados, entre eles a Caixa, anunciaram redução nos juros para financiamento de imóveis. Já nos bancos privados, como Itaú e Bradesco, créditos imobiliários foram liberados. Esses fatores facilitam financiamentos com juros baixos para quem deseja comprar um imóvel.

Ainda sobre os juros, é possível que voltem a subir nos próximos anos. Se isso acontecer, o custo do financiamento pode ficar abaixo dos juros que você receberia quando investisse na renda fixa. Em resumo, traz vantagens que mostram que comprar um imóvel no momento atual é um bom negócio

Valorização

Agora, o mercado está se recuperando e o metro quadrado não está caro. Por, esse valor por metro pode subir, ocasionando valorização dos imóveis, principalmente os que ficam localizados em áreas razoavelmente seguras. Assim, você pode lucrar mais futuramente, alugando ou vendendo seu imóvel.

Se você vai comprar uma casa ou apartamento financiado, escolha o financiamento que melhor se adapta às suas necessidades. Antes de fechar negócio, pesquise sobre a localização e tendências de crescimentos nos anos seguintes.

Avalie o bairro, se há problemas frequentes com a segurança nas redondezas. Também, em caso de financiamento, é importante escolher a instituição e as prestações de acordo com o que você pode pagar, evitando assim endividamento. É fundamental também organizar as suas finanças para não deixar de pagar nenhuma prestação.

O momento atual está se mostrando propício para quem deseja investir em imóveis, seja para morar, vender ou alugar. Com análise e cuidado, é possível investir com segurança. Se você curtiu esse artigo, compartilhe para que mais pessoas saibam dessas novidades.