fbpx

Blog Monteiro

Decoração para festa junina em casa: 6 dicas infalíveis

Publicado em: 22/06/2020

Neste ano, pela primeira vez na história, o São João será comemorado em casa. Por conta do isolamento social recomendado, devido à pandemia do Covid-19, as festas públicas foram adiadas ou canceladas. Outra orientação é, mesmo em casa, evitar fogueiras, para que a fumaça não prejudique, na vizinhança, pacientes que possivelmente estejam com coronavírus, uma vez que a doença afeta a capacidade pulmonar. Especialmente para o Nordeste, região onde é forte a tradição das festas juninas, foi bem mais triste aceitar que não haveria São João. No entanto, onde tem alegria não falta celebração e o clima é de preparativos para esses festejos caseiros. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas de decoração junina.

Reaproveitar materiais

Tire do armário aqueles tecidos estampados, bonecas de pano da criançada e até imagens de santos, usados em decorações juninas de anos anteriores. Tudo pode ser reaproveitado. Selecione o que está em melhor estado de conservação e que vai funcionar melhor e aí é abusar da criatividade.

Use velas diversas

Na falta da velha fogueira, velas podem fazer toda a diferença na decoração. Vale usar da branca, colorida e até perfumada. Para um toque especial, decore os suportes com bandeirinhas de papel e fitas e os espalhe pela mesa. Mas, cuidado para não dispor as velas perto de objetos inflamáveis e mantenha crianças longe delas, para evitar acidentes.

Bandeirolas de tecido

Bandeirolas são fortes elementos tradicionais do São João, consideradas símbolo da festa, assim como a fogueira e o forró. Por isso, não podem faltar nessa decoração. Uma dica criativa e sustentável é reaproveitar tecidos de roupas velhas pra fazer as bandeirinhas. Use moldes para recortá-las e cola quente para fazer o acabamento.

Reutiliza seu pisca-pisca

Sabe aquelas luzinhas natalinas? Elas podem, sim, ser reutilizadas agora para deixarem sua decoração junina muito mais bonita. Portanto, se tiver algum pisca-pisca que sobrou do último Natal, é hora de tirá-lo do armário e deixar seu São João super iluminado.

Chapéus e cestos de palha

Chapéus de palha são outro forte símbolo do São João e dos figurinos tradicionais das quadrilhas juninas. Na decoração, eles deixam realçam o clima junino e podem ser usados até para armazenar objetos ou comidas típicas. Cestos de palha, além úteis na organização, também combinam perfeitamente com esse estilo de decoração.

Detalhes da mesa

Além dos itens listados acima, preste atenção nos detalhes na mesa de comidas. Escolha guardanapos, enfeites de talheres, embalagens divertidas e objetos que combinem com a época. Tudo isso fará toda a diferença no toque final. Use arranjos de folhas e flores, misturando artificiais e naturais, para gerar um clima de festa no campo. Com criatividade no design de interior, sua festa junina ficará bem mais bonita e agradável. Unindo a decoração à trilha sonora e às comidas típicas, animação é o que não vai faltar nos lares juninos, neste ano.