fbpx

Blog Monteiro

Espaço Leitura: A cultura ganha espaço no seu condomínio

Publicado em: 20/07/2018

É comum os condomínios contarem com salão de festas, academia e piscina. Mas já imaginou ter um cantinho especial para exercitar a mente, relaxar e adquirir novos conhecimentos? Isso é possível no espaço leitura, área dedicada ao hábito de ler.

 

Leitura: cultura e novos conhecimentos

 

Ler torna as pessoas mais inteligentes. Através dos livros, é possível entrar em contato com outras realidades e obter novos saberes. Quanto mais uma pessoa lê, maior é a sua bagagem cultural. Principalmente, se há o interesse pela leitura sobre assuntos variados.

 

Outro benefício que a leitura traz é desenvolver empatia e diminuir preconceitos, já que nos livros existem histórias diversas. O leitor conhece e se apega a personagens com modos de viver e pensar completamente diferentes, aos poucos ele começa a aplicar isso na realidade, tratando todas as pessoas de forma igual e evitando julgamentos.

 

Além dos benefícios citados, o vocabulário de quem costuma ler é mais rico. O leitor conhece novas palavras, aprende a formar frases mais coesas e com concordância verbal. Consequentemente, a expressão oral e escrita têm uma melhora significativa.

 

Saúde e bem estar: outros benefícios da leitura

 

Não é apenas no campo do saber que a leitura traz benefícios. Ler ajuda a reduzir o estresse, aumenta a capacidade de concentração e ajuda no desenvolvimento da criatividade. Um estudo desenvolvido nos EUA mostrou que esse hábito pode reduzir a perda de memória decorrente da idade.

A leitura também evita problemas de insônia. Se você tem dificuldades para se desligar do mundo e esquecer os estresses antes de dormir, um bom livro pode lhe ajudar. Mergulhando em outro universo, a sua mente vai se desligando das preocupações. O sono chega com facilidade e tranquilidade. No dia seguinte, a pessoa acorda renovada para lidar com qualquer dificuldade.

 

Espaço de leitura: comodidade e conforto

 

Você está lendo ou estudando em casa. Alguém liga a TV no volume alto, aparece uma notificação no celular, as pessoas conversam na cozinha e mexem nos utensílios, o cachorro derruba alguma coisa e começa a latir. Quando existem crianças na família, esses barulhos são mais frequentes e intensos. É difícil se concentrar desse jeito.

 

O espaço leitura oferece uma estrutura repleta de conforto para o momento de ler ser o mais tranquilo possível. Sem ruídos, sem aquela cadeira que dá dor na coluna e com luz ideal para não prejudicar a visão.

 

Um ambiente projetado especialmente para a leitura, dentro do condomínio, auxilia a desenvolver o hábito. Como o espaço é a poucos metros de casa, não sobra lugar para a preguiça. Você pode ler sozinho ou até combinar de estudar com algum amigo ou vizinho, quando se der conta, vai virar um devorador de livros.

 

Os condomínios que apostam no espaço leitura oferecem mais qualidade de vida para seus moradores. Em tempos de uso excessivo de aparelhos eletrônicos, desenvolver o hábito de ler é fundamental. Pessoas com a mente sadia e uma boa bagagem cultural sabem conviver melhor com os outros, ajudando na construção de um mundo melhor.