corretor

nossas redes

Blog
Monteiro

Os desafios de morar sozinho pela primeira vez

morarsozinho

Sair de casa é o desejo de muitos jovens. Morar sozinho traz diversas vantagens, como liberdade e autonomia, mas nem tudo são flores: com a liberdade, vem as responsabilidades e diversos desafios. Por isso, é importante ter jogo de cintura e maturidade para lidar.

As dificuldades para se adaptar à vida de morar sozinho podem gerar dores de cabeça, como a escolha do primeiro imóvel, desorganização e até endividamento. Por exemplo, uma pesquisa do SPC mostrou que 34% das pessoas que moram sozinhas acabam acumulando dívidas. Esses problemas podem ser evitados, basta estar preparado, por isso preparamos este artigo com os desafios de morar sozinho pela primeira vez.

Tarefas domésticas

O primeiro desafio de morar sozinho é a realização das tarefas domésticas. Quando moramos com a família, frequentemente é preciso ajudar nas atividades, mas quando vamos morar sozinhos, isso passa a ser uma obrigação integral.

Mesmo tendo condições financeiras para contratar uma doméstica ou diarista, você vai precisar saber se virar, pois sempre é necessário fazer uma coisa ou outra dentro de casa.

Organização do ambiente

Manter o lar organizado é desafiador, mas traz vantagens como praticidade e a boa sensação de estar em um lugar amplo e aconchegante. Uma pesquisa realizada pelo site OZ concluiu que a organização pode ampliar os ambientes em até 30%.

Mesmo cansado, é importante ficar atento à organização, guardando objetos em seus devidos lugares, arrumando as cortinas, não deixando louça acumulada, etc. No dia de fazer faxina, você vai perceber como isso ajuda a economizar trabalho.

Economizar em tudo o que puder

Ter a liberdade para fazer o que quiser e a qualquer hora pode resultar em descontrole, quando não há foco. É tentador estar em casa, no sofá, e pedir lanche por aplicativo, ao invés de fazer um sanduíche simples na cozinha: “só desta vez”, e assim os vão se acumulando.

É aconselhável registrar todas as despesas. Assim, é possível ter um controle melhor do quanto se gasta e evitar o acúmulo de dívidas. Além do registro dos gastos, mudar os hábitos é essencial. Não deixe luzes ou eletrodomésticos ligados, aproveite a água da máquina de lavar e busque sempre economizar no que puder. O seu bolso e o meio ambiente agradecem.

Planejar a rotina sempre

Organizar a casa, planejar os gastos, fazer a própria comida e ainda conciliar com trabalho ou estudo: será que dá tempo? É mais fácil conseguir com planejamento. Tenha uma agenda pessoal, planeje sua semana e elabore as prioridades. Para não esquecer nada, os post-its são aliados da boa memória.

Ter inteligência emocional

Acima de tudo, morar sozinho exige a maturidade que só a inteligência emocional pode trazer. Antes de tomar essa decisão, reflita bastante e identifique os pontos que você precisa melhorar.

Conhecendo os desafios de morar sozinho pela primeira vez, é muito mais fácil se preparar e encarar essa nova fase. O resultado é uma experiência incrível, que vai trazer responsabilidade e crescimento em todas as áreas da sua vida.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o nosso conteúdo e redes sociais.

Ligamos
para você




    Agende
    uma visita







      Vendas
      por e-mail