corretor

nossas redes

Blog
Monteiro

Bairro dos Estados comemora 67 anos de fundação

bairrodosestados

O Bairro dos Estados está completando 67 anos. Fundado em 17 de setembro de 1952, o bairro é um dos mais tradicionais da cidade de João Pessoa, em uma localização privilegiada, entre as praias e o Centro. 

O nome do Bairro dos Estados foi escolhido devido às principais avenidas terem nomes de estados brasileiros, como Avenida Minas Gerais, Avenida Acre, Avenida Espírito Santo, entre outras. Com supermercados, padarias, escritórios, centros comerciais e escolas, o bairro é um dos mais requisitados de João Pessoa quando o assunto é moradia ou empreendedorismo. Além disso, nele fica localizada a Vila Olímpica Parahyba, com diversas opções de esportes para toda a família. 

História do Bairro dos Estados 

É impossível falar do Bairro dos Estados sem pensar na Fazenda Boi Só. O nome vem de “Boisson”, família francesa que era proprietária da área onde foi construído o bairro. Como as pessoas tinham dificuldade de pronunciar o sobrenome francês, adaptaram para uma expressão semelhante em português, que fosse mais fácil de falar. 

A propriedade foi vendida e nela foi construída o condomínio Alphaville, no entanto, a casa grande e a capela do local foram conservadas e consideradas Patrimônio Histórico. Na Avenida Acre, a majestosa casa amarela chama a atenção de turistas e moradores de João Pessoa. 

O Bairro dos Estados foi fundado pela Lei municipal no 119/52 do dia 17 de setembro de 1952, proposta pelo vereador e presidente da Câmara Municipal da época, José Clementino de Oliveira Junior. Nas décadas seguintes à sua fundação, a elite paraibana começou a habitar o local e, com isso, o bairro passou a ser considerado nobre. 

Vila Olímpica Parahyba

A Vila Olímpica Parahyba, também conhecida como Complexo Esportivo Ronaldo Marinho ou Dede, é um dos pontos turísticos de João Pessoa e fica localizada no Bairro dos Estados. O local atrai moradores de todos os bairros da cidade, pois oferece atividades esportivas diversas. 

O complexo esportivo conta com três ginásios, cinco piscinas, uma pista de atletismo de 400 metros, arquibancada para 1.611 espectadores, além de uma pista de cooper de 850 metros. Nessas dependências, são realizadas modalidades como hidroginástica, futebol, futsal, natação, judô, polo aquático, salto ornamental, ginástica de academia, voleibol, handebol, etc. A maioria das atividades realizadas é bastante acessível, custando entre R$ 20,00 e R$ 30,00. 

Vantagens de morar no Bairro dos Estados 

Quem mora no Bairro dos Estados usufrui de várias vantagens, como viver em um local perto de tudo: praia, comércio, atrações turísticas, culturais e esportivas. Além da Vila Olímpica, os moradores têm fácil acesso ao Espaço Cultural José Lins do Rêgo, que conta com exposições, shows e eventos diversos. 

O Bairro dos Estados é sinônimo de qualidade de vida. O local é também um dos mais marcantes da história de João Pessoa, unindo modernidade e tradição. 

Você tem alguma memória sobre o Bairro dos Estados? Conta pra gente nos comentários. 

Ligamos
para você




    Agende
    uma visita







      Vendas
      por e-mail